Os programas de Due Diligence têm como objetivo resguardar as instituições contra desvios de conduta praticados por agentes a ela vinculados, sejam esses empregados da organização, fornecedores ou clientes.
A Copasa, em conformidade com a legislação vigente e com a Política de Elegibilidade da Companhia, possui critérios objetivos para acesso aos cargos de administradores e conselheiros fiscais. Em seu processo de admissão de empregados, verifica se os candidatos aprovados por meio de concurso público atendem às exigências divulgadas no edital de seleção. Em relação aos fornecedores, a Comissão de Licitação realiza diligências com o objetivo de sanar dúvidas jurídicas, técnicas e financeiras, conforme estabelecido no seu Regulamento de Contratações.
Além disso, foi elaborada a Política de Due Diligence de Integridade com o intuito de prevenir possíveis atos de fraude e corrupção nas relações contratuais, sendo que, nos seus contratos com valor de alçada a partir da Diretoria Executiva e com prazo igual ou superior a 12 (doze) meses, estabelece a obrigatoriedade contratual aos fornecedores de implementarem um Programa de Integridade, sob pena de aplicação de sanções.